O NOVO CONSUMIDOR
VOCÊ TAMBÉM É UM DELES!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A vontade de falar sobre assunto surgiu após escutar este anúncio:
"Já provocou inveja nas suas amigas??
Nós temos a solução!"
De uma empresa de Porcelanatos em Porto Alegre
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assunto que gosto muito de falar, ler e ver, cada vez mais as empresas
procuram novas maneiras de chamar a sua atenção, ganhar terreno, ganhar e fidelizar seus consumidores.
Mas no decorrer de décadas não foi só o mercado que mudou, VOCÊ CONSUMIDOR que está lendo também mudou.
Se você pegar o consumidor de antigamente, perceberá que ele comprava para atender suas necessidades. Agora as pessoas compram muito mais do que isso,
hoje em dia as pessoas compram prazer, um sonho, compram sentimentos.
E ai você se pergunta UM SENTIMENTO? O sentimento é a característica do resultado, o resultado final de um serviço é um sentimento.
Se você perguntar para uma pessoa mais velha qual era o melhor hotel para ela, certamente lhe responderá, o que oferecia uma boa cama com lençóis limpinhos e banheiro limpinho, ou seja, atendendo suas necessidades, HOJE EM DIA NÃO, você quando vai para um hotel quer, um bom serviço de quarto, um bom café da manhã, quartos amplos, com um decoração bonita, quer que os atendentes se reportem a você com muita classe, e você vai embora levando o quê??? SENTIMENTOS, DIGNIDADE.
Eu costumo brincar que daqui uns dias teremos anúncios como o que eu criei acima, oferecendo à você consumidor 500gr de dignidade, 1kg de felicidade, 5 unidades de carinho e por ai vai.
O novo consumidor quer muito mais do que apenas um simples serviço, quanto mais novidades agregadas ao que ele vai comprar, melhor. Quanto mais design, quanto mais sentimento lhe proporcionar mais ele vai querer, e na sua grande maioria é isso, o consumidor consome não exatamente o que ele necessita mas o que ele precisa, o que ele quer, é a velha frase: "Eu quero, eu preciso de um desses" e não adianta em algum momento você já se pegou assim, as vezes porque o design era muito bom e era um peça digna de você, ou porque o conforto baseado as vezes no luxo era a sua cara!
O consumidor atual gosta muito de comprar idéias, a qualidade também é claro, mas hoje em dia isso acabou ficando praticamente em segundo lugar nas exigências do consumidor.
Um assunto bem extenso e que podemos continuar falando mais vezes, hoje em dia como desginer não basta saber criar e pronto, você tem que saber para quem está criando, e o que essa pessoa está querendo passar, o quê, e como, ela vai vender.
Espero que gostem da mátéria, podem comentar curtir e sugerir tbm!!
**Creditos da arte "promoção" é uma criação própria.